Foto: Massey Ferguson/Divulgação
Marcos de Souza é o representante gaúcho no reality
Natural de Cruz Alta, o mecânico agrícola Marcos de Souza, 46 anos, representa o Rio Grande do Sul na terceira temporada do Master Mechanic, reality show que destaca os melhores profissionais do setor no país. A nova edição estreia nesta quinta-feira (16), às 20h, no canal da Massey Ferguson Brasil no YouTube, com episódios também nos dias 23 e 30 de outubro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Casado e pai de dois filhos, Marcos é graduado em Administração e possui especialização em tratores de alta potência e pulverizadores. Ele integra a equipe da Redemaq, concessionária da Massey Ferguson no Estado, onde atua como técnico com foco em tecnologias de aplicação. Ao longo da carreira, acumulou experiências em agricultura de precisão e é reconhecido como multiplicador técnico dentro da rede de concessionárias.

Durante entrevista ao programa Fim de Tarde, da Rádio CDN, Marcos contou que o gosto pela mecânica nasceu ainda na infância, influenciado pelo pai.
– Meu pai é mecânico, então desde pequeno sempre tive muita curiosidade e nisso fui aprendendo. No tempo dele era uma experiência bem mais mecânica, hoje em dia estamos numa era mais tecnológica. Isso já foi um start para sempre tentar se especializar e nunca se acomodar – relatou.
Sobre o reality show, Marcos contou que acompanha o programa desde a primeira edição, mas só conseguiu se inscrever neste ano.
– Eu acompanho desde o primeiro episódio. Ano passado, que eu não consegui me inscrever, foi tratores de alta potência e plantadeira. E como eu sou especialista em tratores de baixa, média e alta potência e pulverizadores, esse ano eu tava de olho. Quando saiu a inscrição eu não tive dúvidas. Fiz a inscrição, as entrevistas e, graças a Deus, fui selecionado e estou representando o Estado e nossa região – disse.
A competição
Com apresentação da jornalista Marcela Rafael e coapresentação do produtor rural e influenciador Fernando Viana, a competição reunirá seis mecânicos de concessionárias Massey Ferguson de cinco estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Eles disputarão o prêmio de R$ 50 mil e um troféu exclusivo. O destaque da temporada será o pulverizador MF 500R, equipamento de alta tecnologia voltado à aplicação sustentável e precisa de defensivos agrícolas.

Segundo o cruz-altense, as provas foram gravadas em Jundiaí (SP), na fábrica da AGCO, e envolveram o pulverizador MF 530R, um dos equipamentos mais tecnológicos da marca.
– Foram colocados problemas diferentes em cada episódio, simulando o dia a dia que nós passamos no campo. Mas foi um pouco diferente, querendo ou não a gente fica nervoso. Algumas provas tinham um determinado tempo para executar, é avaliado o modo de usar as ferramentas e os equipamentos de segurança. É uma coisa bem técnica, mas bem legal mesmo – contou.
Muito mais do que testar o conhecimento dos mecânicos, Marcos acredita que o programa ajuda a mostrar ao público a evolução da profissão.
– O mecânico de hoje precisa dominar tecnologia, hidráulica, elétrica e diagnóstico. É uma profissão que exige estudo e atualização constante. Quero inspirar os mais jovens a seguir esse caminho, porque é uma área fascinante e que não para de evoluir – afirmou.
– Estamos deixando aquela estigma de mecânico que usava martelo e talhadeira. Hoje tu tem que se aprimorar e estudar, saber um pouco de de computação, por exemplo. É isso que quero passar para os mais jovens e fazer o convite: venham, trabalhem nessa área, se especializem, porque é um trabalho cada vez mais técnico, mas muito desafiador e gratificante – afirmou.
Professor jurado

Entre os três jurados do programa está o professor José Fernando Schlosser, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que participa do reality desde sua primeira edição. Engenheiro agrônomo e doutor pela Universidade Politécnica de Madrid, Schlosser é professor titular do Departamento de Engenharia Rural e coordena o Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas e o Laboratório de Agrotecnologia da UFSM.
Com mais de quatro décadas de atuação na área, o docente é referência nacional em mecanização agrícola e planejamento de frotas. Fora das salas de aula e laboratórios, dedica-se ao automobilismo, competindo em categorias como Classic RS e Campeonato Gaúcho de Super Turismo.
Além dele, Sandra Nalli, CEO e fundadora da Escola do Mecânico, e Adriano Sontag, especialista técnico da Massey Ferguson, compõem o trio de jurados do programa. Organizadora do Master Mechanic, a Massey Ferguson é uma das principais marcas de maquinário agrícola, com mais de 175 anos de experiência global e seis décadas de presença no Brasil. Suas fábricas estão localizadas em Canoas, Santa Rosa, Ibirubá e Mogi das Cruzes, além de uma unidade na Argentina. A empresa possui mais de 200 concessionárias no país e exporta para mais de 80 países.
Confira a entrevista